“Nunca é tarde para aprender”. A frase vale também para a formação de jovens e adultos nos ensinos fundamental e médio. A Educação de Jovens e Adultos de Belo Horizonte (EJA), importante instrumento de aprendizado, foi homenageada na Câmara Municipal na terça-feira (30) pelos serviços prestados a educação e a sociedade.

Estudantes e educadores de nove escolas da capital mineira participaram da solenidade indicada pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), inclusive a Escola Municipal Oswaldo França Júnior, referência em desempenho na edição de 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A reunião solene foi aberta pelo vereador Gilson Reis, que falou sobre a importância da EJA. “No espaço da educação, em um dos momentos mais difíceis da história do nosso país, vocês nos ensinam muito. Na prática não é homenagem nossa pra vocês, é de vocês pra nós”, parabeniza o vereador Gilson Reis.

Instrumento de transformação e responsável por abrir portas antes fechadas para tantas mulheres e homens, a EJA também é motivo de depoimentos emocionados de estudantes e educadores. “Eu não sei qual o motivo do meu tempo perdido, mas eu sei o que a EJA fez por mim. Nunca é tarde para recomeçar”, afirma o formando da Escola Oswaldo França Júnior, Denis Cardoso. (Assista outros depoimentos no vídeo)

Agradecemos aos alunos, educadores e demais responsáveis pelo sucesso da Eja, em especial as escolas abaixo que enriqueceram a solenidade com a presença.

EM Oswaldo França Junior (Nordeste)
EM Vinícius de Morais (Barreiro)
EM Padre Francisco Carvalho Moreira (Leste)
EM João Pinheiro (Noroeste)
EM Josefina Souza Lima (Norte)
EM Professor Mário Werneck (Oeste)
EM Francisca Alves (Pampulha)
EM Dora Tomich Laender (Venda Nova)

EJA
A EJA atende, em Belo Horizonte, cerca de 14 mil alunos em 107 escolas de todas as regiões. O programa oferece oportunidade para jovens a partir de 15 anos de idade que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio. O aluno pode se matricular durante todo o ano para retomar os estudos. Basta procurar uma das instituições e fazer a matrícula. O objetivo da Educação de Jovens e Adultos é garantir o direito a todos os cidadãos de iniciar, retomar ou concluir os estudos. Na Rede Municipal de Educação, o programa é ofertado em escolas municipais de todas as regiões da cidade.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.