A Câmara Municipal de Belo Horizonte vai realizar uma Reunião Especial alusiva à Educação de Jovens e Adultos de Belo Horizonte (EJA) na próxima terça-feira (30), às 19h. A celebração, requerida pelo vereador Gilson Reis, será realizada no Plenário Amynthas de Barros e tem por finalidade homenagear a Escola Municipal Oswaldo França Júnior, referência em desempenho na edição de 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A EJA atende, em Belo Horizonte, cerca de 14 mil alunos em 107 escolas de todas as regiões, se tornando alternativa para maiores de 15 anos que desejam iniciar, retomar ou concluir os estudos. “Essa é uma oportunidade de aprendizado que precisa ser valorizada, assim como os profissionais que atuam para melhorar e criar melhores oportunidades para jovens e adultos. A EJA é um instrumento que transforma pessoas, comunidades e a cidade”, afirma Gilson Reis.

Segundo a gerente da EJA, Gal Araújo, o reconhecimento do projeto na Câmara é importante para a educação de jovens e adultos, e, além disso, valoriza o trabalho fundamental que os professores têm realizado. “O professor é um facilitador da aprendizagem, um construtor de pontes entre os saberes cotidianos interligadas aos conhecimentos científicos que promovem a autonomia do educando. Isso se caracteriza pelo compromisso de construir conhecimentos em parceria com os estudantes para a promoção da cidadania e da qualidade de vida”, conclui a gerência.

Até o momento, nove escolas confirmaram presença no evento:

EM Oswaldo França Junior (Nordeste) – Escola homenageada
EM Vinícius de Morais (Barreiro)
EM Vila Fazendinha (Centro-Sul)
EM Padre Francisco Carvalho Moreira (Leste)
EM João Pinheiro (Noroeste)
EM Josefina Souza Lima (Norte)
EM Professor Mário Werneck (Oeste)
EM Francisca Alves (Pampulha)
EM Dora Tomich Laender (Venda Nova)

Educação de Jovens e Adultos – EJA

O programa oferece oportunidade para jovens a partir de 15 anos de idade que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio. O aluno pode se matricular durante todo o ano para retomar os estudos. Basta procurar uma das instituições e fazer a matrícula. O objetivo da Educação de Jovens e Adultos é garantir o direito a todos os cidadãos de iniciar, retomar ou concluir os estudos. Na Rede Municipal de Educação, o programa é ofertado em escolas municipais de todas as regiões da cidade.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.